quinta-feira, 10 de março de 2016

Projeto sócio-cultural “Ninho de Livros” cresce na região.

Em fevereiro de 2015, a agência carioca de empreendimentos sociais, Satrápia, lançou o Projeto Ninho de Livro, com o objetivo de facilitar o acesso a leitura, incentivar a troca e principalmente disseminar a cultura da colaboração, ao mesmo tempo em que reativa espaços públicos abandonados. 


O Ninho é um espaço de cultura aberto gratuitamente 24 horas por dia, num formato de casinhas de madeira parecidas com as de passarinho, e funciona assim: a pessoa abre a casinha, escolhe um livro, coloca outro no lugar e se regozija com a leitura. A ideia do projeto é fazer com que as pessoas entendam que os ninhos são da cidade, de uso público e por isso devem também cuidar destes espaços, incentivando a leitura, mas principalmente a postura cidadã dos cariocas.

A ideia surgiu após uma viagem de férias ao sul da França, onde as sócias da agência puderam conhecer um projeto semelhante. No Rio,  Mayrtes Mattos e Renata Tasca, as mentes à frente do Projeto, adaptaram a ideia criando as simpáticas e atrativas casinhas de passarinho. 

Após um ano de experiência e mais de 11 mil livros distribuídos, as expectativas foram além do esperado. Segundo as publicitárias, o receio em relação ao vandalismo não se confirmou, gerando um movimento inverso. A ação desenvolveu um laço afetivo entre o projeto e o público, que acabou adotando os ninhos, através de atitudes voluntárias surpreendentes como a instalação de maçanetas nas portas e o conserto do acrílico das casinhas. Além disso, todos os dias no facebook do projeto (https://www.facebook.com/ninhodelivro), dezenas de pessoas solicitam a instalação de ninhos em diferentes locais. Após esse tempo de vida, o projeto mostrou que o Ninho de Livros também embeleza espaços, cria movimentação e estimula que o público cuide do espaço público, criando um novo comportamento nos cariocas.

As duas publicitárias começaram instalando o primeiro ninho em fevereiro de 2015, no Vidigal. Quase um ano depois, a ação social já espalhou 10 ninhos por Fortaleza e 10 ninhos em diversos pontos da cidade do Rio de Janeiro, como: Dona Marta, Praça Sarah Kubitschek (Copacabana), Parque Guinle, Parque Lage, Vidigal, Cantagalo, entre outros. 

Agora, após um ação de crowdfunding realizada através do site Benfeitoria.com, a dupla conseguiu levantar R$ 31,5 mil em financiamento coletivo, superando a meta inicial de R$ 30 mil. O recurso financeiro ajudará na instalação de mais dez Ninhos pela cidade, focando agora exclusivamente nas comunidades. Segundo as idealizadoras, o índice de leitura nessas regiões chega a quase zero. Na Zona Sul, a ação implementará novos Ninhos nas comunidades Cantagalo, Rocinha e Tabajaras. 

Golaço!!! 

4 comentários:

  1. É como na "Teoria das Janelas Quebradas". Se estiver tudo arrumadinho, o povo cuida e mantém. Agora, se deixar quebrado, já era.

    ResponderExcluir
  2. Ainda tem gente que "faz acontecer" nesse Brasil.

    ResponderExcluir