No início do século XX, o Rio de Janeiro transformou-se em um canteiro de obras projetadas para fazer da cidade um símbolo de modernidade, ordenamento e progresso. A nova imagem do Rio foi planejada pelo Prefeito Pereira Passos e inspirada em Paris. As reformas urbanas parisienses executadas na segunda metade do século XIX, pelo Prefeito Georges Eugène Haussmann, o barão de Haussmann, influenciaram o mundo todo, servindo de referência para vários países na Europa e nas Américas.
As reformas urbanísticas no Rio, com a construção de praças, ampliação de ruas e criação de estruturas de saneamento básico, caracterizaram-se no consciente coletivo da época, como a chegada da modernidade num país pobre e colonizado que, enfim, alcançaria a graça de se tornar imagem e semelhança da cidade europeia.
Este período testemunhou movimentos que modificaram o perfil de ocupação urbana da cidade. A grande destruição dos cortiços das áreas centrais expulsou milhares de pessoas para áreas periféricas e encostas de morros. Ao mesmo tempo, teve início a urbanização e o saneamento de áreas litorâneas da zona sul e de áreas ao longo dos caminhos de ferro em direção à zona norte. Este processo contribuiu para o alargamento do espaço geográfico da cidade e multiplicou as demandas em torno de serviços urbanos como transporte, abastecimento de água, calçamento de ruas, policiamento, saúde pública, entre outros.
Em 1908, a realização da Exposição Universal catalisou o processo de urbanização da cidade baseado num modelo de construção de diversos aterros, que foram alterando o traçado das praias num movimento mar adentro. Para abrigar a Exposição criou-se uma praia artificial, a atual Praia Vermelha, com terras extraídas do Pão de Açúcar, unindo este à cidade. Mais tarde, nos anos 20, foi realizado um aterro de 2 km2 de extensão para a construção do bairro da Urca por uma empresa privada que, ao mesmo tempo, exercia o papel de operador imobiliário e a conquista de território da orla sobre o mar. A operação foi muito importante, não só pela dimensão dos trabalhos, ou por ter dado um passo na direção de um dos símbolos morfológicos do Rio de Janeiro, mas porque estabeleceu uma forma de crescimento para o sul, para o mar aberto. Criou dessa forma um modelo cujos frutos, hoje, são bairros como Copacabana, Ipanema e Leblon.
O Morro de Castelo, sede da fundação da cidade, foi paradoxalmente demolido para dar lugar à Exposição comemorativa do Centenário da Independência em 1922. Foram removidos 4,5 milhões de m³ de terras e avançados ao mar 67 mil m² de solo para abrigar o espaço da Exposição. Nos anos quarenta, ali se construiu o Aeroporto Santos Dumont, ampliando a área de aterro no limite com o mar. Essa operação fez desaparecer as históricas Praias de Santa Luzia e a Ponta do Calabouço. Com a terra proveniente do Morro do Castelo também se levou a cabo, em 1930, outra das grandes operações de construção da cidade: o saneamento e urbanização da orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, com criação de uma ampla plataforma de cidade e a canalização do braço de água que a unia ao mar, criando o atual Jardim de Alah.
A expansão segue a seqüência de urbanização dos bairros da Glória, Flamengo e Botafogo e de suas respectivas praias, incluídos o ajardinamento das ruas da borda litoral. O crescimento urbano ocorrido em Botafogo no século XIX aliado à fama que foi adquirindo a Praia de Copacabana devido ao “clima esplêndido e salubre”, determinou a abertura de um primeiro acesso urbanizado em 1855, através de uma ladeira, a atual Tabajaras, propiciando a construção das primeiras casas. Com a construção do Túnel Velho em 1892, os bondes passaram a atender ao novo bairro, e com a posterior circulação de bondes elétricos o bairro prosperou, estando por volta de 1930, totalmente loteado e urbanizado. O cais de pedra construído para deter as constantes ressacas delimitou a avenida da orla marítima nos seus 4,5km de extensão, criando a hoje célebre Avenida Atlântica. Esta avenida, somada ao famoso hotel que ali foi erguido em 1923, o Copacabana Palace, projetado no melhor estilo neoclássico importado da Riviera Francesa, determinaram o perfil de Copacabana inspirado no balneário mediterrâneo europeu. A partir desta época o banho de mar se tornaria uma moda no Rio de Janeiro.
A expansão segue a seqüência de urbanização dos bairros da Glória, Flamengo e Botafogo e de suas respectivas praias, incluídos o ajardinamento das ruas da borda litoral. O crescimento urbano ocorrido em Botafogo no século XIX aliado à fama que foi adquirindo a Praia de Copacabana devido ao “clima esplêndido e salubre”, determinou a abertura de um primeiro acesso urbanizado em 1855, através de uma ladeira, a atual Tabajaras, propiciando a construção das primeiras casas. Com a construção do Túnel Velho em 1892, os bondes passaram a atender ao novo bairro, e com a posterior circulação de bondes elétricos o bairro prosperou, estando por volta de 1930, totalmente loteado e urbanizado. O cais de pedra construído para deter as constantes ressacas delimitou a avenida da orla marítima nos seus 4,5km de extensão, criando a hoje célebre Avenida Atlântica. Esta avenida, somada ao famoso hotel que ali foi erguido em 1923, o Copacabana Palace, projetado no melhor estilo neoclássico importado da Riviera Francesa, determinaram o perfil de Copacabana inspirado no balneário mediterrâneo europeu. A partir desta época o banho de mar se tornaria uma moda no Rio de Janeiro.
Fontes: 1 - O Rio de Janeiro e a sua orla: história, projetos e identidade carioca, Dez/2009 Verena Andreatta; Maria Pace Chiavari; Helena Rego - SMU/Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro Coleção Estudos cariocas. 2 - Cidade e subúrbios no Rio de Janeiro do início do século XX: ordenamento e progresso para o morador suburbano LUCIANA VERONICA SILVA MOREIRA 2013.
Foto: Centro Arquivístico da Secretaria Municipal de Urbanismo / Divulgação
Muito interessante. História nunca é demais.
ResponderExcluirE esse plano do Pereira Passos, além de trazer modernidade, deu início ao processo de favelização, com a tomada dos morros pela população expulsa dos cortiços. Assunto sugerido pra um post futuro.
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