terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Subprefeitura e Rio2016 deixarão legado olímpico à Lagoa.

Até a propagação do vírus Zika e o crescimento dos casos de contágio no Brasil, a Lagoa Rodrigo de Freitas era o centro da principal crise de imagem envolvendo os Jogos Olímpicos, por conta dos índices de contaminação de suas águas e suas possíveis implicações à saúde dos atletas.  Mas nem só de polêmica vive a Lagoa... Conforme noticiou o jornal O Globo na última quinta (11), a relação entre Jogos Olímpicos e Lagoa também trará boas notícias aos cariocas. Além da maior mobilização do Governo pela despoluição das suas águas, a Subprefeitura da Zona Sul fechou uma parceria com duas empresas de TV que farão a cobertura do Jogos, uma suíça e outra austríaca, para reforma da sede da Colônia Z-13, colônia de pescadores que existe há 92 anos na Lagoa Rodrigo de Freitas. 


A reforma da sede já se tornou parte da agenda do legado olímpico. Segundo o subprefeito da Zona Sul, Bruno Ramos, o investimento será de cerca de € 100 mil. Os prazos para início e conclusão dos trabalhos ainda estão sendo discutidos, mas a ideia é que tudo esteja pronto antes do início das Olimpíadas: “O modelo é o mesmo aplicado nas reformas da quadra de basquete e de uma base de apoio para os atletas também na Lagoa, em que a subprefeitura buscou uma parceria com os setores privados”, explica Bruno Ramos. De acordo com ele, a negociação começou no ano passado, por intermédio do presidente da Associação dos Moradores do Jardim Botânico, Heitor Wegmann, depois que surgiu um boato de que a colônia seria retirada da Lagoa.

A reforma também está sendo comemorada pelo presidente da colônia, Pedro Martins. Segundo Pedro, a parceria será um ganho para toda a cidade, não só os pescadores: “A Lagoa Rodrigo de Freitas ficará mais bela. Estamos discutindo também a possibilidade de os pescadores trabalharem para as Olimpíadas, já que não poderemos pescar durante os Jogos”, acrescenta.

Bola dentro!

3 comentários:

  1. É por aí... O mais importante das Olimpíadas são os reais legados pra cidade.

    ResponderExcluir
  2. Boa! Pelo menos tem gente se mexendo. E a despoluição real da Lagoa Pezão? Ficou td nas costas do Eike???

    ResponderExcluir
  3. Essas parcerias são importantíssimas nesse momento. O Rio precisa aproveitar essa quantidade de recurso financeiro mais acessível, até em oportunidades de ações de marketing social realizadas pelas empresas e pelos países que estarão aqui durante as Olimpíadas. O Nordeste capitalizou bem isso durante a Copa, com a Seleção Alemã.

    ResponderExcluir