quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Nova etapa da racionalização dos ônibus acerta na comunicação, mas passageiros reclamam da redução de opções.

Dessa vez não houve repercussão negativa por parte de falta de comunicação, na nova etapa do projeto de racionalização das linhas de ônibus na Zona Sul, realizada sábado passado (20). Funcionários da Rio Ônibus distribuíam panfletos e cartazes com as novas informações nos pontos mais críticos, e os motoristas estavam melhor informados.


A reclamação agora foi outra... Passageiros queixaram-se da redução de opções de acesso à Zona Sul, em função das cinco linhas de transporte extintas ou encurtadas nesta etapa da operação: 157 (Central — Gávea), 180 (Central — Cosme Velho), 183 (Central — Laranjeiras), 184 (Central — Laranjeiras) e 405 (Ramos — Cosme Velho). A Secretaria Municipal de Transportes alega que as Linhas são subutilizadas e que as mudanças trarão benefícios ao trânsito da região.

Mesmo com a população ainda absorvendo as últimas mudanças, a SMTR já anunciou novas alterações para o próximo fim de semana. A partir do dia 27/02 (sábado), sete linhas serão modificadas, duas criadas e uma extinta. Esta será a quinta etapa da segunda fase do processo de racionalização das linhas da Zona Sul, iniciado em outubro do ano passado.

A linha extinta será a 438 (Vila Isabel-Leblon). Para chegar à Zona Sul, os passageiros terão como opção a 439 (Vila Isabel-Leblon, via Jóquei), que segue pelo Túnel Rebouças. As duas novas linhas que serão criadas são: 218 (Vila Isabel-Candelária – circular) e 508 (Horto-Botafogo - via Jardim Botânico – circular).

Das linhas que sofrerão mudança de itinerário, as principais alteração são da 409 (Saens Peña - Jardim Botânico), que passará a ir somente até a Praia de Botafogo, a 509 (Horto- Jardim de Alah), que irá até a General Osório, e a 410 (Saens Pena-Gávea), que seguia pela Lapa e vai passar agora pelo Túnel Santa Bárbara. A 422 (Grajaú-Cosme Velho), a 497 (Penha-Cosme Velho) e a 498(Circular da Penha-Cosme Velho) foram encurtadas e irão até o Largo do Machado. Já a 201 fará o percurso Santa Alexandrina- Castelo.

Conheça o itinerário das novas linhas:

Linha218

Ida /volta: Praça Barão de Drummond, Rua Visconde de Santa Isabel, Rua Mendes Tavares, Rua Teodoro da Silva, Av. Professor Manuel de Abreu, Rua Dona Zulmira,Rua São Francisco Xavier, Av. Heitor Beltrão (pista direita), Rua Silva Ramos,Rua Gonçalves Crespo, Largo Frei Cassiano Villarosa, Rua Felisberto de Menezes,Rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Viaduto dos Fuzileiros, Av. Presidente Vargas (pista lateral), agulha acesso pista central após Rua Carmo Neto, Av. Presidente Vargas (pista central), Praça Pio X, Praça da Candelária, Praça Pio X, Av. Presidente Vargas (pista central), Viaduto dos Marinheiros, Av. Osvaldo Aranha, Rua Pará, Rua Senador Furtado, Rua Mariz e Barros, Rua Ibituruna, Rua General Canabarro, Rua Mata Machado, Av. Maracanã, Praça Vanhargem, Rua Felipe Camões,Boulevard Vinte e Oito de Setembro, Praça Barão de Drummond (ponto terminal).

Linha 508

Ida /volta: Rua Pacheco Leão, Rua Jardim Botânico (sentido Botafogo), Rua Humaitá, Rua Voluntários da Pátria, acesso à Praia de Botafogo (sob o Viaduto Álvares Cabral), Praia de Botafogo (pista lateral), agulha de acesso à pista central, Praia de Botafogo (pista central), retorno altura da Rua Farani, Praia de Botafogo (sentido Copacabana), Rua São Clemente, Rua Humaitá, Largo dos Leões, Rua Humaitá, Rua Jardim Botânico, Rua Lopes Quintas, Rua Corcovado, Rua Van Martins, Rua Pacheco Leão (ponto terminal próximo à Rua Dona Castorina).




2 comentários:

  1. Ok, a redução só afeta linhas subutilizadas... Então deveremos ter queda no custo das operações para as empresas de ônibus, e consequente, redução no preço das passagens, certo?

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  2. Boa Jessica! Essa eu NÃO pago pra ver...

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