Dessa vez não houve repercussão negativa por parte de falta de comunicação,
na nova etapa do projeto de racionalização das linhas de ônibus na Zona Sul, realizada sábado passado (20). Funcionários da Rio
Ônibus distribuíam panfletos e cartazes com as novas informações nos pontos
mais críticos, e os motoristas estavam melhor informados.
A reclamação agora foi
outra... Passageiros queixaram-se da redução de opções de acesso à Zona Sul, em
função das cinco linhas de transporte extintas ou encurtadas nesta etapa da
operação: 157 (Central — Gávea), 180 (Central — Cosme Velho), 183 (Central —
Laranjeiras), 184 (Central — Laranjeiras) e 405 (Ramos — Cosme Velho). A Secretaria Municipal de
Transportes alega que as Linhas são subutilizadas e que as mudanças trarão
benefícios ao trânsito da região.
Mesmo com a população
ainda absorvendo as últimas mudanças, a SMTR já anunciou novas
alterações para o próximo fim de semana. A partir do dia 27/02 (sábado), sete linhas serão modificadas, duas criadas e uma extinta. Esta
será a quinta etapa da segunda fase do processo de racionalização das linhas da
Zona Sul, iniciado em outubro do ano passado.
A linha
extinta será a 438 (Vila Isabel-Leblon). Para chegar à Zona Sul, os passageiros
terão como opção a 439 (Vila Isabel-Leblon, via Jóquei), que segue pelo Túnel
Rebouças. As duas novas linhas que serão criadas são: 218 (Vila
Isabel-Candelária – circular) e 508 (Horto-Botafogo - via Jardim Botânico –
circular).
Das linhas
que sofrerão mudança de itinerário, as principais alteração são da 409 (Saens
Peña - Jardim Botânico), que passará a ir somente até a Praia de Botafogo, a
509 (Horto- Jardim de Alah), que irá até a General Osório, e a 410 (Saens
Pena-Gávea), que seguia pela Lapa e vai passar agora pelo Túnel Santa Bárbara.
A 422 (Grajaú-Cosme Velho), a 497 (Penha-Cosme Velho) e a 498(Circular da
Penha-Cosme Velho) foram encurtadas e irão até o Largo do Machado. Já a 201
fará o percurso Santa Alexandrina- Castelo.
Conheça o
itinerário das novas linhas:
Linha218
Ida /volta: Praça Barão de Drummond, Rua Visconde de Santa Isabel, Rua Mendes
Tavares, Rua Teodoro da Silva, Av. Professor Manuel de Abreu, Rua Dona
Zulmira,Rua São Francisco Xavier, Av. Heitor Beltrão (pista direita), Rua Silva
Ramos,Rua Gonçalves Crespo, Largo Frei Cassiano Villarosa, Rua Felisberto de
Menezes,Rua Mariz e Barros, Praça da Bandeira, Viaduto dos Fuzileiros, Av.
Presidente Vargas (pista lateral), agulha acesso pista central após Rua Carmo
Neto, Av. Presidente Vargas (pista central), Praça Pio X, Praça da Candelária,
Praça Pio X, Av. Presidente Vargas (pista central), Viaduto dos Marinheiros,
Av. Osvaldo Aranha, Rua Pará, Rua Senador Furtado, Rua Mariz e Barros, Rua
Ibituruna, Rua General Canabarro, Rua Mata Machado, Av. Maracanã, Praça
Vanhargem, Rua Felipe Camões,Boulevard Vinte e Oito de Setembro, Praça Barão de
Drummond (ponto terminal).
Linha 508
Ida /volta: Rua Pacheco Leão, Rua Jardim Botânico (sentido Botafogo), Rua Humaitá,
Rua Voluntários da Pátria, acesso à Praia de Botafogo (sob o Viaduto Álvares
Cabral), Praia de Botafogo (pista lateral), agulha de acesso à pista central,
Praia de Botafogo (pista central), retorno altura da Rua Farani, Praia de
Botafogo (sentido Copacabana), Rua São Clemente, Rua Humaitá, Largo dos Leões,
Rua Humaitá, Rua Jardim Botânico, Rua Lopes Quintas, Rua Corcovado, Rua Van
Martins, Rua Pacheco Leão (ponto terminal próximo à Rua Dona Castorina).
Ok, a redução só afeta linhas subutilizadas... Então deveremos ter queda no custo das operações para as empresas de ônibus, e consequente, redução no preço das passagens, certo?
ResponderExcluirBoa Jessica! Essa eu NÃO pago pra ver...
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