O
primeiro dia útil (23/11), da terceira etapa do projeto de racionalização da
frota de ônibus, começou com a Secretaria Municipal de Transportes aplicando 99
multas no Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas de ônibus do Rio. O montante
da punição chegou a R$ 50 mil.
As
multas ocorreram, principalmente, por falta de informação aos passageiros ao longo da reestruturação dos
itinerários que cortam a Zona Sul. Segundo a matriz de
responsabilidade do projeto, a comunicação com panfletos,
cartazes e agentes é função do Rio Ônibus, e o não cumprimento representa
infração grave.
A comunicação falha no
dia de ontem, deixou os passageiros confusos. Pontos de ônibus e até letreiros
das linhas que tiveram seus trajetos alterados na sexta-feira (extinção das
linhas 119 e 190 e encurtamento da 433 e 464), apresentavam informações
defasadas. No Mourisco, local estratégico de integração com a Troncal
2 (General Osório - Rodoviária via Lapa), o vidro do abrigo do ponto não tinha
nenhum cartaz. Pontos movimentados como os do BRS de Copacabana, estampavam
linhas que deixaram de passar pelo local. Um letreiro móvel da linha 433,
encurtada até a Rua da Passagem, em Botafogo, ainda informava o Shopping Rio
Sul como parte do trajeto.
O Rio Ônibus afirmou, por nota, que vai cumprir as
determinações da prefeitura. Já o subsecretário municipal de Transportes, Alexandre
Sansão, disse ser possível perceber que houve melhorias no trânsito, com
significativa redução de ônibus e diminuição no tempo de percurso, citando como
exemplo, os corredores BRS da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e na Rua
Barata Ribeiro, em Copacabana. “Isso vai melhorar ainda mais, à medida que as
fases desse projeto vão acontecendo”, disse Sansão.
Problema com falta de comunicação já é lamentável... Mas vamos ver realmente se as medidas fazem sentido... Estou torcendo, claro.
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