terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Terceira fase do Plano de Racionalização dos Ônibus começa novamente com desinformação.

A terceira fase de mudança nas linhas de ônibus na Zona Sul, iniciada no sábado (9), começou da mesma forma, conforme já registramos anteriormente aqui. Ou seja, com muita desinformação e atrapalhando a vida da população ontem (11), no primeiro dia útil. Placas e cartazes foram espalhados pelos pontos principais, mas poucos funcionários da Rio Ônibus orientavam os passageiros, e muitos motoristas não sabiam fornecer as informações. 


Nesta terceira fase, sete linhas que faziam a ligação com a Zona Sul foram extintas: 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178. Quatro novas linhas foram criadas para fazer os antigos trajetos: Troncal 5 (Alto Gávea – Central), Troncal 9 (São Conrado – Central) e Troncal 10 (Praça General Osório – Praça da Cruz Vermelha), além da Linha 112 (Alto Gávea – Rodoviária) A Prefeitura informou que as mudanças vão até março deste ano. Ao todo, 42 linhas vão acabar e 16 entram em funcionamento.

A racionalização, que visa eliminar os inúmeros trajetos sobrepostos e melhorar o trânsito, conceitualmente, faz todo o sentido. Mas ainda precisaremos aguardar alguns meses para vermos o resultado na prática. O problema é que a cada nova fase de mudanças, o cenário de desinformação se repete. Aí a Prefeitura interpela a Rio Ônibus, a Rio Ônibus promete melhorar a informação nos dias subsequentes, a Prefeitura multa a Rio Ônibus, e na próxima fase de implementação, tudo se repete... É inadmissível que ninguém olhe o histórico recente e frequente anterior, inacreditável que não haja um processo mínimo de gerenciamento de risco para a nova etapa, baseado nas lições aprendidas das etapas anteriores.

2 comentários:

  1. O nome disso é descaso. Os caras não estão nem aí pra população.

    ResponderExcluir
  2. Lamentável. Deve ter dedo do Barata, o Barão dos Ônibus.

    ResponderExcluir