A terceira fase de mudança nas linhas de ônibus na Zona Sul, iniciada no
sábado (9), começou da mesma forma, conforme já registramos anteriormente aqui.
Ou seja, com muita desinformação e atrapalhando a vida da população ontem (11),
no primeiro dia útil. Placas e cartazes foram espalhados pelos pontos
principais, mas poucos funcionários da Rio Ônibus orientavam os passageiros, e
muitos motoristas não sabiam fornecer as informações.
Nesta terceira fase, sete
linhas que faziam a ligação com a Zona Sul foram extintas: 143, 161, 162, 170,
172, 173 e 178. Quatro novas linhas foram criadas para fazer os antigos trajetos:
Troncal 5 (Alto Gávea – Central), Troncal 9 (São Conrado – Central) e Troncal
10 (Praça General Osório – Praça da Cruz Vermelha), além da Linha 112 (Alto
Gávea – Rodoviária) A Prefeitura informou que as mudanças vão até março deste
ano. Ao todo, 42 linhas vão acabar e 16 entram em funcionamento.
A racionalização, que visa eliminar os inúmeros trajetos sobrepostos e melhorar o trânsito, conceitualmente, faz todo o sentido. Mas ainda precisaremos
aguardar alguns meses para vermos o resultado na prática. O problema é que a
cada nova fase de mudanças, o cenário de desinformação se repete. Aí a
Prefeitura interpela a Rio Ônibus, a Rio Ônibus promete melhorar a informação
nos dias subsequentes, a Prefeitura multa a Rio Ônibus, e na próxima fase de
implementação, tudo se repete... É inadmissível que ninguém olhe o histórico recente
e frequente anterior, inacreditável que não haja um processo mínimo de gerenciamento
de risco para a nova etapa, baseado nas lições aprendidas das etapas anteriores.
O nome disso é descaso. Os caras não estão nem aí pra população.
ResponderExcluirLamentável. Deve ter dedo do Barata, o Barão dos Ônibus.
ResponderExcluir