sábado, 23 de janeiro de 2016

Tecnologia de monitoramento por helicóptero reforça a segurança nas praias.

A Polícia Militar divulgou ontem (22), um importante reforço tecnológico para a segurança da orla do Rio, durante a Operação Verão 2016. Trata-se de um sistema de monitoramento chamado Sistema Imageador Aéreo, que utiliza câmeras, transmissores e antenas. O sistema capta e transmite imagens da Orla em tempo real, direto de um helicóptero para receptores portáteis e para o Centro de Comando e Controle Móvel, localizado no Arpoador.


O helicóptero do Grupamento Aeromóvel (GAM) utilizado no projeto, está equipado com câmeras acopladas que possuem alta definição e capacidade para baixa luminosidade e infravermelho. Segundo o comandante do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), Coronel Joseli Cândido da Silva: “A ferramenta tem auxiliado inúmeras investigações e agilizado decisões na Operação Verão. A tecnologia nos ajuda a realizar abordagens com maior precisão. Por meio das imagens, nosso tempo de resposta às demandas tem se reduzido, inclusive já identificamos pessoas que participaram de furtos e roubos”.

A ação de monitoramento cobre de Botafogo, na Zona Sul, ao Recreio, na Zona Oeste. A tecnologia já foi utilizada pelo Comando de Operações Especiais (COE), em eventos como a Copa do Mundo e servirá também para os Jogos Olímpicos. A Operação Verão conta com mais de 700 agentes de diversas unidades especializadas da Polícia Militar.


quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

A ciclovia mais bonita do mundo é nossa!

Domingo passado (17), foi aberta oficialmente ao público, a belíssima ciclovia às margens da Avenida Niemeyer, que liga os bairros de São Conrado e Leblon, na Zona Sul do Rio. A faixa para os ciclistas que passa aos pés do Vidigal é a primeira fase do Complexo Cicloviário Tim Maia, que irá até a Barra da Tijuca. O nome é uma homenagem ao artista carioca e faz alusão à sua música, 'Do Leme ao Pontal'. O complexo cicloviário será concluído este semestre com a finalização do trecho ligando São Conrado à Barra da Tijuca, pelo Elevado do Joá, o que representará cerca de 60 quilômeros pela orla sem interrupções de Grumari até o Centro.


Com vista para o mar em todo o trajeto, a ciclovia da Niemeyer tem 3,9 quilômetros e levou aproximadamente 1 ano e meio para ser construída, ao custo de R$ 44,7 milhões. Segundo a Subprefeitura da Zona Sul e a Prefeitura da Cidade, a ciclovia deverá atender 70 mil pessoas por dia.

A cidade ganha mais mobilidade urbana e mais um cartão postal, enquanto o planeta ganha mais sustentabilidade e a sua ciclovia mais bonita.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Clubes da região abrigarão Comitês Internacionais durante as Olimpíadas.

Em agosto deste ano, o Rio de Janeiro será invadido por centenas de delegações e comitês internacionais durante os Jogos Olímpicos. Enquanto a Vila Olímpica é o destino padrão dos atletas e parte das comissões técnicas, muitos clubes da cidade serão as casas de comitês internacionais. Na Zona Sul, os maiores clubes da cidade estão aproveitando a oportunidade para firmar parcerias, destinando partes das suas sedes aos comitês de diversos países.


O Botafogo de Futebol e Regatas receberá a o Comitê Olímpico da Áustria, cedendo parte da sua histórica sede de General Severiano (foto). Além disso, negocia com a China uma parceria envolvendo a locação do Mourisco e da sede náutica, na Lagoa.

O Clube de Regatas Vasco da Gama receberá a Equipe de Vela da Dinamarca, na sua sede do Calabouço, no Aterro. Há poucos metros, na Marina da Glória, serão realizadas as competições de iatismo. O Vasco realiza reformas no local para atender às demandas dinamarquesas. O Clube estuda ainda uma parceria envolvendo outras delegações e a sua sede náutica, na Lagoa.

No outro lado da Zona Sul, o Clube de Regatas do Flamengo acolherá o Comitê Olímpico dos Estados Unidos, dando suporte a mais de dez modalidades da delegação mais vitoriosa da história dos Jogos. O Flamengo também realiza obras de modernização no local com recursos do Comitê Americano. As melhorias ficarão de legado aos sócios, com destaque para a nova piscina Myrtha, que segue os padrões internacionais da Federação Internacional de Natação.  Existem ainda negociações com a Grã-Bretanha, visando à utilização da sede na Lagoa pelas equipes de canoagem e remo.

Alegando motivos de segurança, o Fluminense Football Club foi o único, entre os grandes clubes do Rio, que ainda não divulgou seus planos de parceria com Comitês para as Olimpíadas.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Terceira fase do Plano de Racionalização dos Ônibus começa novamente com desinformação.

A terceira fase de mudança nas linhas de ônibus na Zona Sul, iniciada no sábado (9), começou da mesma forma, conforme já registramos anteriormente aqui. Ou seja, com muita desinformação e atrapalhando a vida da população ontem (11), no primeiro dia útil. Placas e cartazes foram espalhados pelos pontos principais, mas poucos funcionários da Rio Ônibus orientavam os passageiros, e muitos motoristas não sabiam fornecer as informações. 


Nesta terceira fase, sete linhas que faziam a ligação com a Zona Sul foram extintas: 143, 161, 162, 170, 172, 173 e 178. Quatro novas linhas foram criadas para fazer os antigos trajetos: Troncal 5 (Alto Gávea – Central), Troncal 9 (São Conrado – Central) e Troncal 10 (Praça General Osório – Praça da Cruz Vermelha), além da Linha 112 (Alto Gávea – Rodoviária) A Prefeitura informou que as mudanças vão até março deste ano. Ao todo, 42 linhas vão acabar e 16 entram em funcionamento.

A racionalização, que visa eliminar os inúmeros trajetos sobrepostos e melhorar o trânsito, conceitualmente, faz todo o sentido. Mas ainda precisaremos aguardar alguns meses para vermos o resultado na prática. O problema é que a cada nova fase de mudanças, o cenário de desinformação se repete. Aí a Prefeitura interpela a Rio Ônibus, a Rio Ônibus promete melhorar a informação nos dias subsequentes, a Prefeitura multa a Rio Ônibus, e na próxima fase de implementação, tudo se repete... É inadmissível que ninguém olhe o histórico recente e frequente anterior, inacreditável que não haja um processo mínimo de gerenciamento de risco para a nova etapa, baseado nas lições aprendidas das etapas anteriores.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Prefeitura divulga a lista dos Blocos de Carnaval 2016.

Para quem vai curtir no Rio, a maior festa do planeta, o momento já é de planejamento. Hoje (8), a RioTur divulgou a lista de blocos autorizados a desfilar no carnaval deste ano. Se na cidade toda a quantidade subiu 10%, atingindo a expressiva marca de 505 blocos, na Zona Sul, o tamanho da folia diminuiu, com a saída de 8 blocos que desfilaram em 2015. A região não permite o desfile de novos blocos. A medida visa melhorar a qualidade das atrações e reduzir o impacto da festa no cotidiano dos moradores da região durante os dias de folia. 


Tem bloco para todos os gostos... Pequenos, médios, grandes, imensos... Desfiles matinais, vespertinos e noturnos. Planeje-se para aproveitar de acordo com o seu perfil e sem excessos, o melhor Carnaval do Planeta! Confira abaixo a lista dos Blocos. Os dias e horários ainda não foram divulgados.

A Rocha da Gávea - Gávea
Afoxé Filhos de Gandhi - Copacabana
Afoxé Raízes Africanas - Copacabana
Afoxé Ylê Alá - Copacabana
Ai, Que Vergonha! - São Conrado
Alegria Sem Ressaca - Copacabana
Amigos do Catete - Catete
Areia - Leblon
Arteiros da Glória - Glória
ASPA - Amigos da Sueca da Pedro Américo - Catete
Bafafá - Ipanema
Bagunça Meu Coreto - Laranjeiras
Balança Meu Catete - Catete
Bambas do Catete - Catete
Banda Bandida - Copacabana
Banda Clube Nobre do Bairro Peixoto - Copacabana
Banda da Glória - Glória
Banda de Ipanema - Ipanema
Banda do Arroxo - Copacabana
Banda do Bairro Peixoto - Copacabana
Banda do Lido - Copacabana
Banda do Peru Pelado - Copacabana
Banda Sá Ferreira - Copacabana
Bangalafumenga - Aterro
Batuque das Meninas - Catete
Blocão - Copacabana
Bloco Brasil - Leme
Bloco da Favorita - Aterro
Bloco da Mamadeira - Botafogo
Bloco da Pracinha - Jardim Botânico
Bloco da Sá Pereira Infantil - Botafogo
Bloco das Piranhas do Terreirão da Rua 1 - Rocinha
Bloco de Segunda - Botafogo
Bloco do Barbas - Botafogo
Bloco do UHH! - Copacabana
Bloco dos Mendigos - Copacabana
Bloco Virtual - Leme
Blocos da Ansiedade - Laranjeiras
Boka de Espuma - Botafogo
Broxadão - Copacabana
Cabeça de Chave - Copacabana
Cachorro Cansado - Flamengo
Calma, Calma Sua Piranha - Botafogo
Cardosão de Laranjeiras - Laranjeiras
Carvalho em Pé - Botafogo
Choppinho da Paula Freitas - Copacabana
Chora Me Liga - Copacabana
Clube do Samba - Copacabana
Cobra Sarada - Laranjeiras
Confraria do Peru Sadio - Leme
Conjunto Habitacional Barangal - Ipanema
Coração das Crianças - Rocinha
Corre Atrás - Leblon
Cutucano Atrás - Leme
De Palhaço e Louco Todo Mundo tem um Pouco - Laranjeiras
Desculpa pra Beber - Botafogo
Desliga da Justiça - Gávea
Doi Pra Lá, Dois Pra Cá - Botafogo
É do Pandeiro! - Laranjeiras
É Pequeno, Mas Balança! - Jardim Botânico
É Tudo ou Nada?! - Botafogo
Empolga às 9 - Copacabana/Ipanema
Empurra que Pega do Leblon - Leblon
Escangalha! - Gávea
Estica do Flamengo - Flamengo
Fanfarani - Botafogo
Fofoqueiros de Plantão - Jardim Botânico
Fogo na Cueca - Copacabana
Folia do Galo - Copacabana
Foliões de Botafogo - Botafogo
Galinha do Meio-Dia - Ipanema
Galo da Santa Clara - Copacabana
GB Bloco - Laranjeiras
Gigantes da Lira -Laranjeiras
Gladiadores de Copacabana - Copacabana
Harmonia de Copacabana - Copacabana
Ih, É Carnaval! - Urca
Imaginô? Agora Amassa! - Leblon
Império da Cruzada - Leblon
Império da Folia - Catete

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Reforço de policiamento no Aterro completa um mês com aprovação.

A Operação Aterro Presente, que reforça o policiamento no Aterro do Flamengo, completou um mês e está sendo aprovada pela população. A ação conta com mais de 400 PM’s e reservistas das Forças Armadas, em barracas e rondas na região. Turistas e frequentadores do Aterro se dizem mais tranquilos e seguros com a Operação, segundo os mesmos, a redução de infratores é perceptiva. Dados da Secretaria de Segurança informam que até o momento, 210 pessoas foram presas, sendo 17 em flagrante.


Na última quinta-feira (31) Jonatas Barbosa da Silva, 19 anos, foi preso com porte de uma réplica de uma pistola, dois aparelhos celulares e dinheiro. As vítimas eram quatro turistas paulistas que vieram para a queima de fogos no Aterro. Eles reconheceram o assaltante que já tinha outras sete anotações criminais por roubo e porte de arma. Na semana anterior, outro flagrante: Daniel dos Santos, de 42 anos foi detido com um carrinho de malas roubado do Aeroporto Santos Dumont, depois de uma denúncia da Infraero. Na Glória, Alex Santos da Silva foi detido em companhia de um cachorro bull terrier sem documentação. Na delegacia foi descoberto que Alex Silva era foragido da justiça. Ele já havia até cumprido pena por assalto a mão armada. Uma campanha nas redes sociais anunciava o roubo do cão Aquiles e os policiais concluíram que Alex tinha roubado o cão, horas antes, na Tijuca, na Zona Norte. No mesmo dia, os policiais ligaram para o dono do cachorro que foi buscá-lo na delegacia.