A Prefeitura do Rio estuda a possibilidade de ampliação da Operação Segurança Presente para os bairros de Botafogo e Copacabana. O programa de segurança pública reforça permanentemente o policiamento em algumas regiões da cidade, tendo sido implementado com sucesso nos bairros da Lagoa e do Flamengo, durante a gestão de Bruno Ramos à frente da Subprefeitura da Zona Sul.
O projeto na Zona Sul é uma parceria do Sistema Fecomércio RJ com o poder público, contando com o apoio do Comando Militar do Leste, das secretarias municipais de Transportes, de Ordem Pública, de Conservação e de Desenvolvimento Social, além da Comlurb. Como parceiro investidor desse programa, o Sistema Fecomércio RJ vai investir R$ 44 milhões até 2017.
Iniciada em 1º de dezembro de 2015, a Operação Segurança Presente ultrapassou a marca de 1 mil presos no início desse ano. A maior parte das ocorrências é em decorrência da posse de drogas para consumo. Foram 670 prisões por posse e uso de entorpecentes, 22 por roubo, 55 por furto, 8 por tráfico de drogas, 28 por contravenção penal, 9 por receptação, 49 por exercício ilegal da profissão, entre outros crimes. Também foram conduzidas presas para a delegacia 23 pessoas que portavam armas brancas e quatro por porte de arma de fogo. Além das prisões em flagrante, foram capturados 67 foragidos da Justiça. Destes, 29 tinham mandado de prisão por roubo, 18 por furto, dois por homicídio, 10 por tráfico de drogas e oito por crimes diversos.
As ações contam atualmente com mais de 400 agentes, entre policiais militares da ativa e da reserva, com porte de armas letais, e agentes civis egressos das Forças Armadas, que portam armamento não letal. Para garantir a transparência das ações, além das abordagens serem filmadas, as equipes de segurança também são monitoradas por GPS. O reforço ocorre de segunda a sábado, das 6h às 22h, e domingos e feriados, das 7h às 19h. Os agentes utilizam coletes de identificação nas cores verde (Aterro) e laranja (Lagoa).
O programa tem o objetivo de coibir roubos e furtos, consumo e comércio de drogas, além de promover o ordenamento urbano nestas áreas. Além disso, a Operação Segurança Presente também realiza ações sociais como o acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. Desde que foi iniciada a operação, foram realizados 250 acolhimentos a moradores de rua, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Denúncias podem ser informadas pelos telefones: Disque Aterro Presente (98496-01140 e Disque Lagoa Presente (96500-5811). Trata-se de uma iniciativa que deu certo. Precisa de continuidade para além de 2017 e ampliação para outros bairros da região.